Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Lula é investigado por suposta propina durante Presidência

Força-tarefa no Paraná apura se o ex-presidente recebeu vantagens de empreiteiras quando ainda estava à frente do Palácio do Planalto.

Publicado por Rafael Costa
há 8 anos

Lula investigado por suposta propina durante Presidncia

Brasília - A força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná informou que apura se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu vantagens de empreiteiras quando ainda estava à frente do Palácio do Planalto.

A informação foi incluída dentro de uma manifestação enviada nesta segunda-feira, 29, pelo procurador da República Deltan Dallagnol ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A manifestação foi enviada por causa de uma ação protocolada por Lula na última sexta-feira, 26. O ex-presidente alega ao Supremo haver conflito de atribuições entre o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) na condução das investigações contra ele e pede que o Supremo defina qual órgão deve encaminhá-las.

Dallagnol, que é o coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, disse ao STF que as investigações são diferentes. Ele defendeu a manutenção das apurações contra o ex-presidente nas mãos do MPF, que, segundo ele, estão relacionadas especificamente a supostas vantagens indevidas recebidas por Lula das construtoras investigadas pela Lava Jato.

Segundo o coordenador da força-tarefa, os benefícios teriam sido materializados, entre outros, no pagamento dos imóveis em Atibaia e no Guarujá, em São Paulo.

"Importante considerar que parte das vantagens, que constituem o objeto da investigação (conduzida pelo MPF), foram supostamente auferidas pelo suscitante (Lula) durante o mandato presidencial, o que, justifica, por si só, a competência federal", alega Dallagnol.

Na investigação conduzida pelo MPF, Dallagnol aponta que a análise preliminar das provas reunidas demonstra "tipologia criminosa de lavagem de capitais já denunciada no âmbito da Operação Lava Jato, envolvem José Carlos Bumlai, executivos da Odebrecht e executivos da construtora OAS, todos investigados e muitos dos quais já denunciados no esquema de corrupção que assolou a Petrobras".

Já o processo instaurado no MP-SP apura vantagens em transferências de empreendimentos da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop) para a OAS, a qual teria beneficiado Lula na compra de um tríplex no Guarujá.

O Ministério Público Federal se antecipou ao pedido da relatora do caso, Rosa Weber, e apresentou a argumentação espontaneamente.

Após o recebimento da manifestação, a ministra Rosa Weber determinou o envio das informações prestadas pelo MPF à defesa do ex-presidente, para manifestação.

O ofício foi repassado ao STF pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, mas é assinado por Dallagnol e outros dez membros da força-tarefa.

Publicado por Gustavo Aguiar em Exame

  • Sobre o autorEntusiasta do Direito e Internet. Co-fundador e CEO @Jusbrasil.
  • Publicações66
  • Seguidores2992
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2896
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lula-e-investigado-por-suposta-propina-durante-presidencia/309708252

Informações relacionadas

Notíciashá 8 anos

Juiz Sérgio Moro recebe R$ 77 mil por mês, bem acima do teto constitucional

19 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

E inacreditável o grau de descaramento político que desafia a inteligência, o senso de justiça, a moral e ética, os bons costumes e tudo que dignifica a dignidade humana. Como pode tanto descaramento, atrevimento e desrespeito com a pátria, o povo e a justiça brasileira. Fico imaginando onde estava a inteligência, moral e ética de nosso de nossos legisladores constituintes quando foram criar uma legislação que favorece o abuso de poder, a fraude, a corrupção, a influencia do poder do crime organizado dentro das instituições do estado.
Esses políticos e partidos políticos deveriam ser extintos dos serviços públicos, da política e de qualquer envolvimento direto e indireto com o governo ou estados brasileiros, deveriam ser banidos da política e da vida pública e ir diretamente para uma prisão federal de segurança máxima, você deve estar se perguntando como pode eles se atrever a desafiar a justiça, a inteligência de toda uma nação, como pode eles querer se mantiver no poder a qualquer custo, a qualquer preço e conseguir fazer isso por tanto tempo. continuar lendo

Marques,

O que me incomoda, é como os brasileiros votaram por tanto tempo em um "pseudo partido" com planos de poder e não de governo.

Parece que o Brasil é o campeão de eleitores cegos e pouco instruídos politicamente. Vota-se por uma "bolsa família", ou "minha casa minha desgraça", e, por aí vão se elegendo, políticos esses, medíocres e desonestos, que se mancomunam com pessoas colocadas nos cargos públicos "influentes/necessários" para que a sordidez, o descaramento, a mentira chegue ao vértice atual.

É necessário criar o programa "minha cela minha vida" e trancafiar todos esses delinquentes, nem que se tenha de criar um novo imposto; algo como, "CPPE" Contribuição Provisória para Políticos Encarcerados....

Mas não se desespere, o índice de rejeição da presidente está evoluindo, como cita o DataFolha:

"Reprovação a Dilma para de subir, mas maioria ainda rejeita seu governo
OPINIÃO PÚBLICA - 13/04/2015
A reprovação ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT) oscilou de 62% em março para 60%, o que indica uma avaliação negativa estável em um patamar elevado. A taxa de aprovação à gestão da petista atualmente (13%) é igual à registrada no mês passado (13%), e há ainda 27% que a avaliam como regular (em março, 24%)."

Como pode; pessoas estarem avaliando esse "desgoverno" como REGULAR? Somente há uma explicação: é inexplicável, digno de pessoas que parecem estar usando antolhos.

Porém continuando com o raciocínio, tirar o PT é necessário, até uma obrigação, mas deve-se procurar gente HONESTA para assumir as funções de Presidente do Brasil, e, o que anda por aí, é tão bom quanto o PT.

É um quadro de septicemia política incurável. Desalentador. continuar lendo

Diz que é o mais santo do país mas se incomoda de ser investigado, de depor e pede a saída do ministro da justiça porque ele estaria permitindo o avanço da lava-jato, quando deveria estar interferindo na PF.

Mas ele fazer isso não me revolta, é o papel do bandido mesmo, duro é grande parte do povo acreditar nele (e em tantos e tantos outros). continuar lendo

Lula nega que Sítio seja dele. pois bem, que tal o MPF averiguar junto ao GSI e saber dos agentes que fizeram a escolta do ex-presidente as diversas ocasiões que esteve naquele lugar? continuar lendo

O estar e usar como seu não faz dele dono. Quando empresto ou tomo emprestado cuido e quero que cuidem como se deles fosse. Não é por esse caminho que tiram a eleição dele em 2018, é só com a possibilidade de sofrer um acidente aéreo em alto mar igual ao de Ulisses. continuar lendo

Existem meios mais fáceis de comprovar as falcatruas dele, como investigar o patrimônio dos que o cercam, neste caso os sócios do filho dele que, sabe-se lá como já que nem o pai sabe de nada, conseguiu se tornar acionista.

Uma vez que o filho dele não tem pecúnia pra investir pesado em ações, deveriam investigar os contratos das empresas em que é acionista e nas outras em nome dos seus outros sócios.

Se quiserem encontrar algo diretamente no nome dele será muito difícil, todos sabemos que o sítio e o triplex pertencem a ele, mas no Brasil o que vale é o que consta no cartório de registro ... aliás é assim que se tomam os bens de muitos humildes, o tabelião registra no nome do coroné e o pobre agricultor (dono de fato, mas sem registro) perde suas terras.

O testemunho dos seguranças poderia confirmar se ele falava aos quatro ventos que o sítio era dele e ainda detalhes outros. continuar lendo

Na minha infância, eu costumava ouvir a expressão 'engole um boi, mas se engasga com um mosquito'.
As forças tarefas estão investigando os corruptos, ou somente os membros e simpatizantes de um partido? continuar lendo

É simples. Basta o Lula-la sofrer um "acidente aéreo" do tipo Castelo Branco que acaba toda essa pirotecnia junina. Se continuar como está ele volta como Herói Nacional em 2018, com direito a selo comemorativo e tudo mais. continuar lendo

Diversos corruptos há anos estão sendo investigados ... a questão é que as investigações são concluídas e ficam numa gaveta ... lembra do caso Renan e sua amante (const. Gautama) ... do Lula e sua amante (caso das pastas diplomáticas) ... agora investigam o FHC e sua amante.

Uma coisa é investigar, outra é denunciar ... a pior é ver sair o trânsito em julgado. Tem muito lobby e muita gente que deve a eles. Basta dizer que ministros dos tribunais são nomeados por presidentes.

Mas é claro que hoje a faca e o queijo estão nas mãos do PT e seus aliados, óbvio que encontrarão mais material sobre estes ... aliás o próprio Collor é prova disso ... desde 1992 não sai de moda e mesmo nos 8 anos de suspensão agiu indiretamente apoiando uns e outros. continuar lendo

Opa! As coisas estão progredindo.
Então, um comentarista sugere a armação de um a"acidente"?
Lembro do que escreveu um articulista desse portal: "quem nos livra da bondade dos bons?" continuar lendo