Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Haddad sanciona lei e foie gras está proibido em São Paulo

Publicado por Rafael Costa
há 9 anos

Haddad sanciona lei e foie gras est proibido em So Paulo

Constitucional? Demasiada interferência do Estado? Mercado negro de foie gras surgindo?

Eis a notícia da Folha:

DE SÃO PAULO, 25/05/2015

O prefeito Fernando Haddad (PT) sancionou, na noite desta quinta-feira (25), a lei que proíbe a produção e a venda de foie gras na cidade de São Paulo.

O projeto, apresentado pelo vereador Laércio Benko (PHS) em 2013, havia sido aprovado por unanimidade na Câmara no último dia 13 de maio. A expectativa era que o prefeito, tido como apreciador da iguaria, vetasse o texto.

Juristas como o advogado Ives Gandra Martins haviam se manifestado de forma contrária ao projeto, no qual viam inconstitucionalidade; segundo eles, não caberia à prefeitura legislar sobre o comércio de um tipo específico de produto, mas sim à União. A Procuradoria Geral do Município também emitiu parecer, na semana passada, recomendando o veto ao projeto, com o mesmo argumento.

Haddad, entretanto, optou por; tratar do tema dentro do âmbito da legislação ambiental, considerando a manifesta intenção do projeto de proteger aves e animais de sofrimento, segundo comunicado da prefeitura.

Nesta quarta (24), um grupo de ativistas de direitos dos animais fez um protesto em frente à prefeitura pedindo a sanção da lei. O prefeito recebeu um documento com 90 mil assinaturas a favor da proibição.

A única mudança feita pelo prefeito na sanção foi estabelecer o prazo de 45 dias para que a proibição ao ingrediente entre em vigor até lá, o consumo de produtos já adquiridos ou que venham a ser comprados fora de São Paulo não vai sofrer restrições.

Quando a proibição estiver valendo, restaurantes e estabelecimentos que venderem ou produzirem foie gras estarão sujeitos à apreensão do produto e a uma multa de R$ 5.000 (aplicada em dobro em caso de reincidência).

A nova lei também proíbe o comércio de artigos feitos com a pelé de animais criados exclusivamente para a extração do couro.

A IGUARIA

Tradicional na culinária francesa, o foie gras, na tradução literal, "fígado gorduroso", é obtido a partir da alimentação forçada de gansos e patos, por uma técnica conhecida como “gavage”.

Na justificativa do projeto, o vereador Benko alegou que o produto, classificado como "simples aperitivo das classes abastadas", "não traz nenhum beneficio à saúde humana" e que, para sua produção, submete as aves a "um verdadeiro sofrimento".

O vereador disse à Folha, nesta quinta, que telefonou para a equipe do prefeito para "parabenizá-lo pela coragem". "São Paulo vai dar um exemplo de evolução, tenho certeza que o projeto será replicado em muitas cidades", disse.

Guilherme Carvalho, secretário-executivo da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), disse que a sanção do prefeito é uma "conquista sem precedentes".

"Com certeza um próximo passo será a expansão dessa lei para todo o Brasil", afirmou.

  • Sobre o autorEntusiasta do Direito e Internet. Co-fundador e CEO @Jusbrasil.
  • Publicações66
  • Seguidores2992
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2694
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/haddad-sanciona-lei-e-foie-gras-esta-proibido-em-sao-paulo/202392963

69 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

"O grau de civilização de um povo se mede pela forma com qual trata os animais". Fico feliz com a nova lei e triste por precisarmos ter esta lei. Sofrimento tão grande e tão inútil de qualquer ser vivo deveria ser automaticamente repudiado por todos! continuar lendo

Deveria antes se preocupar com o sofrimento da população humana.... continuar lendo

Marco Depaula, uma ção não impede a outra. Assista o vídeo, conheça o assunto e repense.
https://www.youtube.com/watch?v=27RFnNuzD8U continuar lendo

Enquanto isso milhares de especies, vegetais e animais são varridas do mapa por conta do uso de agrotóxicos, transgênicos, poluição e desmatamento, mas vamos acabar com o sofrimento de animais bonitinhos proibindo uma comida... Há muito perigo quando classifica a humanidade com base em apenas um parâmetro. Em breve vejo que vão querer forçar todas ao vegetarianismo. continuar lendo

O interessante é que as pessoas se preocupam tanto com os animais; devemos entender como certo, porém, porque essas mesmas pessoas tão nobres, dormem imediatamente no transporte público, trem, metrô, ônibus, assim que embarca um "idoso"?

Não seria o caso de voltar os olhos também para os humanos de idade provecta com a mesma disposição? continuar lendo

Não entendo porque as pessoas têm a mania de achar que quem se preocupa com o sofrimento animal automaticamente não se preocupa com os seres humanos. Uma coisa não exclui a outra.
Na minha experiência, quem mais fala essas abobrinhas é quem menos faz pelo próximo. As pessoas que mais trabalham em prol do próximo em qualquer área são as que menos criticam o trabalho dos outros, porque sabem que todo tipo de trabalho apenas soma e ninguém consegue fazer tudo sozinho! continuar lendo

Concordo plenamente com você! continuar lendo

Minha amiga, se assim fosse, somos selvagens e os índios infinitamente mais civilizados.... continuar lendo

Comer Foie Gras não pode, mas comer produto transgênico, entupido de agrotóxico, pode tanto que até o projeto para ocultar a informação no rótulo que se trata de transgênico foi aprovado. Eu realmente não consigo entender os critérios de proibições de algo neste país... continuar lendo

O critério é simples, eles agradam quem precisam agradar. A proibição do foie grass gera uma boa impressão na população, poucos vão questionar a medida. De outro lado, os transgênicos/agrotóxicos mexem no bolso de gente importante, então não vale a pena mexer com isso. continuar lendo

"Foie Gras",segundo o que entendi é o resultado do tratamento cruel que é dado às aves para que cheguem ao ponto.

Então não é a proibição de patos e ganços, em si. Na verdade a proibição de tal iguaria é uma forma de proteger os animais.

Podemos consumir os animais. Agora, abatidos de forma in-natura. continuar lendo

Wagner Francesco, pelamor !!! Vamos apoiar, veja inúmeros videos no youtube. Campanhas e proibições para outros assuntos serão bem vindos, mas aqui o tema é Foie Gras. Assistam:
https://www.youtube.com/watch?v=27RFnNuzD8U continuar lendo

Caro Wagner Francesco, concordo com você, também fico de orelha em pé quando os governistas (digo políticos) se preocupam em agradar o povo, sempre por trás tem algo obscuro, vamos esperar... continuar lendo

Espero que façam o mesmo com os "baby bife" (filhotes de bois que são separados da mãe - a vaca - e recebem uma dieta a base de sal e são abatidos ainda em tenra idade).

Saliento que o consumo de carne vem crescendo. O que obriga a utilização de terras para a sua criação. Muitos desmatamentos ocorrem em consequência desse mercado desumano e anti-ecológico.

Outra coisa é a ocupação dos humanos em áreas que eram santuários ecológicos. Li um livro em que um cientista defende a tese de nós construirmos casas no deserto "rochoso", não mexer nas nascentes dos rios e nem aterrar diques e lagos. Essa atitude promoveria recursos praticamente inesgotáveis. continuar lendo

"Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar" (Chico Science)
É isso aí! Cortar o foie gras, produzido a partir de tortura física extrema, é um passo. Baby beef é outro. Agora que um passo foi dado, lutemos pelo próximo. E assim por diante. continuar lendo

Adorei a lei, chega de tanta crueldade. Agora a lei deveria ser nacional, porque é claro que os restaurantes vão comprar em outros estados né.... continuar lendo

Mas não poderão vender em São Paulo. A proibição inclui a venda.
Mas concordo plenamente que temos de ter uma lei nacional no mesmo sentido. Vamos pressionar nossos deputados? Eu pensava mesmo em mandar algo para os deputados que apoio, via redes sociais. Já é um passo, especialmente se já forem deputados sensíveis. continuar lendo