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25 de Abril de 2024

"Carona paga" é ilegal, diz agência reguladora sobre app Uber

Segundo ANTT, oferta de transporte em troca de pagamento sem autorização pública desrespeita resolução

Publicado por Rafael Costa
há 10 anos

Carona paga ilegal diz agncia reguladora sobre app Uber

O Uber, aplicativo americano de "carona" mais popular do mundo, anunciou sua chegada ao Brasil em maio, pouco antes de ser avaliado em 18,2 bilhões de dólares. A startup já oferece corridas no Rio e em São Paulo, a taxas que variam de 15 a 12 reais, abrindo uma guerra com taxistas — que se dizem prejudicados. Agora, o governo entrou na discussão, afirmando que o modelo é ilegal. Questionada pela reportagem de VEJA. Com, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) diz que a resolução 4.287 "considera serviço clandestino o transporte remunerado de usuários, realizado por pessoa física ou jurídica, sem autorização ou permissão do poder público competente".

Segundo Beto Aquino Agra, coordenador do Laboratório de Inovação Digital da ANTT, a cobrança pelo serviço, como feita pelo Uber, caracteriza a modalidade de transporte público: se realizado sem a devida autorização do poder público, é ilegal. Uber e similares, como o Zaznu, que sugerem uma taxa de pagamento em troca do transporte, portanto, não obedecem à resolução.

O Uber respondeu. "Oferecemos um serviço mais sofisticado, com carros executivos, diferente do que é oferecido por táxis. Não somos um concorrente direto dos taxistas e nem de qualquer outro transporte público" , diz Solamon Cruz Estin, responsável pela expansão internacional da companhia. "Estamos dispostos a colaborar com a comunidade e com o governo para criar um ambiente de harmonia para todo o ecossistema de transporte urbano."

Para coibir a "carona paga", a ANTT promete realizar inspeções, embora reconheça que não será fácil identificar os motoristas que burlam a lei. "Vamos intensificar as nossas fiscalizações, porque em muitos casos os piratas dizem se tratar de carona solidária, uma prática não considerada irregular pela resolução 4.287 ou pelo artigo 736 do Código Civil, que diz: 'Não se subordina às normas do contrato de transporte o feito gratuitamente, por amizade ou cortesia'", diz Agra. Quem for pego, contudo, será multado e poderá ter o seu carro retido por 72 horas. O valor da multa pode chegar a 5.000 reais.

A rede Uber é composta por usuários — qualquer pessoa que baixar o app em seu smartphone — e motoristas profissionais. "Avaliamos experiências anteriores na profissão, porque nos preocupamos com o bem-estar dos nossos clientes. Para ser um motorista Uber, é preciso ter um carro executivo — modelos Chevrolet Zafira, Toyota Corolla ou Hyundai Azera —, possuir habilitação e seguro de automóvel para uso comercial", afirma Estin. Os colaboradores do Uber não têm contrato de exclusividade com a companhia e 80% do valor pago nas corridas são repassados como remuneração ao motorista.

Por Renata Honorato na Veja Online.


Como disse um amigo:

O país que proibiu o posto self-service para proteger o emprego do frentista, não iria deixar você pagar mais barato por transporte.

O governo não gosta de você, cidadão, ele não quer que você pague menos e escolha com quem quer negociar e como negociar. O governo brasileiro odeia eficiência e adora protecionismo. Este país, infelizmente, parece não ter jeito. Vamos cada vez nos tornar menos produtivos, mais atrasados e amarrados no século XIX, não chegamos nem no século XX, quanto mais no XXI...

Ao "gerar" empregos com ineficiência, garantimos que certos cargos continuem existindo, mas diminuímos os empregos a longo prazo, principalmente os mais qualificados, pois afeta-se a geração de riqueza do país, deixando-o menos competitivo e mais caro.

O perverso é que, além de amargar anos de ineficiência quando uma solução melhor e mais barata já existe, cedo ou tarde, seremos obrigados a adotá-la, ou permaneceremos na "idade média" em relação aos demais países. Nesse momento, por termos proibido o empreendedor brasileiro de tentar desenvolver a inovação, acabaremos, mais uma vez, utilizando uma solução estrangeira que levará parte do dinheiro daqui para fora.

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17 Comentários

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"O governo não gosta de você, cidadão, ele não quer que você pague menos e escolha com quem quer negociar e como negociar. O governo brasileiro odeia eficiência e adora protecionismo. Este país, infelizmente, parece não ter jeito." continuar lendo

antes de criticar a medida do governo em querer impedir a prática da citada "carona paga" é necessário entender os porquês. Primeiramente, esta rede Uber não parece estar registrada como fornecedora de serviços de transporte, não paga imposto, ou seja, em outras palavras, não está submetida ao controle de qualidade, não traz riqueza ao país, já que não paga os direitos sociais e trabalhistas de seus motoristas e não me parece ser transparente a ponto de ser localizada para eventual dano ao consumidor. Resumindo, pagar mais barato por uma mercadoria ou serviço da qual não se conhece a procedência não é um bom negócio. A exemplo disto, quem tem um pouco mais de memória lembra da calamidade em que funcionava o transporte irregular em São Paulo com as Kombis. continuar lendo

Caro Hector Reis! O transporte público na cidade de São Paulo é de péssima qualidade, desde as Kombis citada por Você até as Vans nos dias de hoje. Só mudou algumas moscas e m... continua a mesma. continuar lendo

Hector você realmente não sabe do que esta falando.
É outro tipo de serviço. São outros tipos de veículos e mais, isso não é povão. Nem pensar!!!
Acho que deve ser taxado de impostos sim. Se a empresa ganha, o governo deve ganhar. Agora não acho que seja simplesmente eliminado. É mais uma alternativa para quem pode!!!
Nada a ver com as Kombis perueiras... continuar lendo

Mesmo protecionismo que existe com advogados e outras categorias de trabalhadores. continuar lendo

Nem as 100 maiores Construtoras do país; os grupos midiáticos e o Sistema Financeiro, juntos, pelo que está tramitando e sendo promovido pelos Poderes de todas as esferas do país, estatais, Receita Federal, ações criminais, etc.., concorrem com os escritórios de advocacia do país em ganhos financeiros.
Parece absurdo, mas os valores que estão ganhando os grandes escritórios e toda a corporação OAB é coisa além do senso comum. No caso, o maior comércio de negócios, disparadamente, no Brasil é o comércio jurídico. Com total favorecimento aos ricos, aos políticos, a todos da área jurídica. Agora a OAB esta querendo consolidar o grande império exigindo que nos processos administrativos compareçam advogados obrigatoriamente. O país voltou a ser da dialética, da epistemologia e da retórica como até o final da Primeira República, em detrimento da produção, da criação e da razão, como queriam e fizeram desde o Sarney "O poeta". Dentro do Legislativo e do Executivo tem um de seus maiores indutores, o Vice Presidente Michel Temer.
Se não houver criação de uma instância administrativa independente das áreas jurídicas contando com procedimentos totalmente extrajudiciais, toda a sociedade e a maioria das atividades já estamos em mãos dos piores capitalistas que existe, os estudiosos e profissionais da abstração.
Existe suporte nos poderes para tudo isso, lógico. Quem serão....Nenhum partido e político é santo embora cada um defende seu harém de direita ou esquerda. O PMDB desde Sarney é o fiel da balança de todos os presidentes.
Ia esquecendo, contam também com os meios midiáticos falados, escrito e televisionados porque ninguém abre a boca. continuar lendo

Eu sou advogado e ando lisinho. Tenho algumas ações mas não vejo um pote de ouro na minha frente. Quando você fala em "todos da área jurídica" acho que exagerou um pouco. Tem muito advogado aí que faz das tripas coração pra ganhar um dinheiro. Fora os que se submetem a ganhar baixíssimas remunerações muitas vezes até sem carteira assinada. continuar lendo

No Brasil, parece que o diferencial entre os ditos corruptos e muitos dos que se dizem honestos é apenas a oportunidade. continuar lendo

Nós taxistas lamentamos que existam usuários de serviços como o apresentado pelo app Uber. Nós taxistas somos regulamentados e prestamos satisfações ao poder público e ao público. Pagamos inúmeras taxas e fazemos várias vistorias no ano para que possamos prestar o serviço de táxi. No texto acima afirma-se que os motoristas do aplicativo são profissionais. Afirmo, não são! Nós taxistas regularizados pelo poder público somos profissionais e respondemos por eventuais situações irregulares cometidas. Temos compromisso com o público usuário e prestamos bom atendimento com motoristas educados e com carros em excelentes condições. Além de contribuirmos para criar um ambiente de harmonia para todo o ecossistema de transporte urbano. No momento acho que mais do que ninguém, nós taxistas do Rio de Janeiro, temos contribuído para essa harmonia numa cidade que está em obras, há anos, e com transtornos jamais vistos em grandes centros. continuar lendo

O grande equivoco dos taxista é se basearem somente na lei, existe algo maior que é o mercado e sua evolução , assim a normatização acompanha o desenvolvimento da economia e da sociedade. Ao consumidor existe o direito de escolha, a evolução tecnológica amplia os horizontes desse tipo de comércio e cabe aos taxista acompanhar a evolução para não serem tragados. Assim, aos taxista perdidos nesse novo mundo complexo e acostumados a tutela protetora estatal somente resta atualizarem-se e utilizar as mesmas ferramentas da concorrência, não adianta usarem da força como vejo alguns querendo quebrar os carros da UBER, ou quererem união, mas como união se existe no próprio meio dos taxista quem também tem carros associados ao UBER. Portanto, cabe a categoria aprender e escutar a voz dos consumidores e entender o porquê de suas preferências, que na verdade está a vista de quem quer ver, que seria melhor atendimento, educação, viaturas mais modernas e luxuosas, e também aos taxista saber como captar um lugar ao sol em frente aos hotéis e em eventos de grande repercussão. Lembrando que o dono do jogo sempre foi a categoria taxista por serem legalizados e será sempre sua arma mais eficaz, a pergunta será , os taxista serão sábios em sua luta? saberão usar aquilo que tem de mais importante na luta que é a lei a seu favor? e saberão eles lidar com o público consumidor com respeito e dignidade e não como se estivessem prestando favor? a resposta cabe a vocês e disso dependerá seu futuro profissional... continuar lendo

Na verdade o Brasil não está preparado para evoluções econômicas.
A concessão de alvarás fomenta atividade ilegal de compra e venda, fato este que não convém aos taxistas. o Uber é legal e encontra respaldo na lei. Os municípios não possuem competência para barrar o aplicativo ou a prestação do serviço. continuar lendo

Sou a favor do urber, além de gerar empregos, é mais barato ! pra que pagar mais impostos ? para alimentar ainda mais a corrupção ? já bastam os que pagamos. continuar lendo